Benefícios de aprender música

John Fyston
4 min readDec 25, 2020

--

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”Aristóteles

Os benefícios da música são um fator que estimulam as pessoas a aprenderem a tocar um instrumento musical ou, ao menos, a manifestarem esse desejo em algum momento de suas vidas. E novos estudos mostram que essa pode ser uma boa ideia. A música afeta positivamente a estrutura e a função de diferentes regiões do cérebro, alterando o modo como elas se comunicam e a reação do cérebro a diferentes estímulos sensoriais

O cérebro de um Músico é como uma orquestra

Cientistas descobriram que tocar um instrumento equivale a exercícios físicos pesados para o cérebro.Diferentes partes do cérebro são ativadas ao tocar um instrumento,processando uma infinidade de informações a uma velocidade incrível.
O córtex auditivo,motor e visual são ativados de uma maneira especial,alem de despertar precisão matemática e linguística.

Os hemisfério direito e esquerdo são recrutados simultaneamente,o volume e a atividade no corpo caloso(ponte entre os dois hemisférios)aumentam e o cérebro se torna capaz de processar informações de forma mais rápida por causa da conectividade melhorada.

Pessoas que tocam um instrumento são extremamente efetivas e inovadoras,tanto nos estudos,quanto na vida pessoal.

Talento: inato ou adquirido?

Ninguém nasce sabendo, tudo é aprendizado e persistência eu tive que estudar muito para aprender a tocar um instrumento musical e tive que estudar teoria musical para conseguir improvisar em cima de qualquer música. sempre quando eu estou tocando violão, guitarra ou qualquer outro instrumento frequentemente as pessoas param para ouvir e ecoam sempre as mesmas frases do tipo:

‘‘Como eu gostaria de ter nascido com esse dom”
“Adoraria estudar música, mas não levo jeito para isso”
“ Já TENTEI aprender a tocar violão, mas eu não tenho dom para isso”
“ Esse nasceu com um dom divino”

Sempre que eu escuto frases assim ao mesmo tempo que me sinto valorizado também sinto como se estivessem jogando fora toda a minhas persistência e dedicação do estudo da música, eu não nasci tocando violão, e meus primeiros estudos da música foram difíceis eu demorei um bom tempo para aprender a tocar os primeiros acordes, principalmente eu tinha muita dificuldade com acordes com pestana como a maioria das pessoas tem quando estão iniciando seus estudos no violão

Não existe dom, existe condicionamento, que é praticar sempre almejando chegar mais próximo da perfeição, pois ela é inatingível, este é o segredo de todo talento.

Eu tinha 17 anos quando ele me disse: “Você não tem ouvido musical. Jamais será músico!”. Fiquei arrasado. Eu era completamente apaixonado por música.

Muita gente pensa que para aprender algo e desenvolver uma habilidade nova precisa de muitos meses ou anos de estudo, mas a verdade é que com poucas horas você consegue aprender qualquer coisa, para desenvolver uma habilidade e sair da competência inconsciente para a competência consciente de maneira muito rápida não leva mais do que 20 horas, e é isso que veremos a seguir.

As primeiras 20 horas Como aprender qualquer coisa

Josh Kaufamn,o escritor do livro As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… , é o melhor livro na área de meta-aprendizado.
Josh Kaufman, em seu livro, aprendeu o básico de uma série de atividades em 20 horas ou menos (o livro é basicamente isso, um conjunto de estudo de casos). Um dos seus desafios foi aprender a tocar ukelele em 20 horas onde ele da seu depoimento das estratégias de aprendizagem que ele utiliza
Em seu livro Josh Kaufman acaba com a ideia equivocada de que precisamos de 10 mil horas de prática para ser bom em algo e afirma que você não precisa se tornar um expert em um assunto que não é seu maior foco, mas que seria maravilhoso pelo menos entender um pouco sobre cada assunto diferente que está ao seu redor de maneira rápida. Para isso, Kaufman numera 4 passos:

1. Defina exatamente o que quer aprender

2. Aprenda o suficiente para se auto corrigir

3. Elimine as distrações

4.Pratique por pelo menos 20 horas

“A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual, é emocional”

Preparamos um passo a passo para te ajudar a desenvolver seu talento na música em apenas 20 horas, acesso o link do nosso curso de teoria músical, é gratuito!

--

--

John Fyston
John Fyston

Written by John Fyston

Musico, polimata, hipnólogo e empreendedor digital

No responses yet