Notas musicais-Introdução à Teoria Musical
1. Sistema de 12 notas — o primeiro passo
As notas musicais podem ser identificadas pelas 7 primeiras letras do alfabeto escritas em maiúsculo (A, B, C, D, E, F, G) e pelos símbolos # (sustenido) e b (bemol). Memorizar esse sistema desde agora é extremamente importante para se tornar um bom músico!
CIFRAS: As 7 letras (também chamadas de cifras) representam as sete notas musicais naturais:
As 12 notas musicais ( ESCALA CROMÁTICA)
Mas, na realidade, não existem somente 7 notas musicais, mas sim 12 notas.
7 notas naturais (C D E F G A B) e 5 notas acidentes ( C# D# F# G# A#)
Além das 7 já provavelmente bem conhecidas, as 5 notas (ou sons) restantes estão distribuídas ao longo de uma espécie de ciclo que reúne todo esse grupo, de acordo com a imagem abaixo:
2. Sustenido e bemol
O que significa sustenido e bemol?
O símbolo “#” significa sustenido “b” significa bemol dessas notas, também chamados de alterações. A diferença de nomenclatura (bemol ou sustenido) serve apenas para indicar se estamos nos referindo a uma nota acima ou abaixo. Por exemplo: Ré bemol é o mesmo que Dó sustenido. Leia a próxima seção “o que são tons e semitons” para complementar esse conceito. Abaixo seguem algumas representações e suas equivalências, para facilitar o entendimento:
Do # = Re b
Re# = Mi b
Fá # = Sol b
Sol# = La b
La# = Si b
Vejamos que, se eu falar na teoria C — C# — D — D# — E — F… estou indo para frente, agora se eu ir para trás eu posso falar F — E — Eb — D — Db — C, assim vice verse. A diferença é que se eu andar para frente é meio tom a cima, se eu andar para trás, é meio tom a baixo.
Lembrando que entre o E ao F e do B ao C não tem sustenido e bemol.
Sustenidos no piano
No piano, as teclas brancas contêm as notas com nome específico (C, D, E, F, G, A, B) e as teclas pretas contêm as alterações (C#, D#, F#, G#, A#) ou (Db, Eb, Gb, Ab, Bb)
© Teoria musical em 20 horas — Registro na Fundação Biblioteca Nacional. Todos os direitos reservados